segunda-feira, 27 de agosto de 2012


GABARITO  AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE SOCIOLOGIA
PRIMEIROS ANOS- ENSINO MÉDIO

Gabarito: 

Resposta da questão 1:
 [D]

O enunciado da questão faz referência à noção de representação coletiva, que é algo de diverso da simples soma das consciências particulares. Segundo Durkheim, essa mentalidade dos grupos possui suas próprias leis, o que justifica a existência da sociologia (em oposição à psicologia) para analisá-la.  

Resposta da questão 2:
 [D]

O texto da questão faz referência ao conceito de fato social. O fato social, na perspectiva durkheimiana, se constitui no objeto da análise sociológica, devendo ser exterior aos indivíduos, coercitivo e geral.   

Resposta da questão 3:
 [B]

[A] INCORRETA. Os fatos sociais não são definidos somente por sua exterioridade, mas, também, por sua generalidade e coerção em relação aos indivíduos.
[B] CORRETA. A noção de fato social permite a Durkheim diferenciar a abordagem sociológica das abordagens psicológicas e de senso comum.
[C] INCORRETA. Uma vez que os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, não se pode dizer que eles sejam fruto da ação intencional individual.
[D] INCORRETA. Era Marx, e não Durkheim, que estava preocupado em analisar a sociedade a partir das relações materiais de produção.
[E] INCORRETA. Não se pode dizer que os tipos ideais sejam uma espécie de cópia ou desenvolvimento da noção de fatos sociais.  

Resposta da questão 4:
 [E]

Somente a alternativa [E] é incorreta. Nas sociedades ditas “tribais”, os papéis sociais são bem definidos, havendo pouca margem de escolha para os membros do grupo se diferenciarem como queiram. Não por acaso, Durkheim estuda as sociedades “primitivas” para poder compreender a sociedade moderna.  

Resposta da questão 5:
 [D]

Somente a alternativa [D] está incorreta e contraria o texto do enunciado. A educação inclusiva não desvaloriza as diferenças, mas estimula o convívio entre aquilo que é diferente, favorecendo a tolerância e o respeito recíproco.  

Resposta da questão 6:
 [A]

Ainda que todas as alternativas apresentem concepções que podem ser consideras como verdadeiras, somente a alternativa [A] está de acordo com a concepção de Durkheim apresentada no texto. Segundo o autor francês, a educação está relacionada ao processo de reprodução da sociedade, que ocorre pelo desenvolvimento, nas gerações mais novas, de estados físicos, intelectuais e morais.  

Resposta da questão 7:
 02 + 16 = 18.

Somente as afirmativas [02] e [16] estão corretas. Por definição, os fatos sociais são exteriores aos indivíduos e exercem coerção sobre eles. Sendo assim, também as formas de pensar e as ideias morais são exteriores e se lhes impõem, não podendo ser escolhidas livremente. Vale ressaltar que a noção de “ação social” não faz parte da sociologia durkheimiana, mas de Max Weber.  

Resposta da questão 8:
 [A]

Durkheim ensina que o homem se defronta com regras de conduta que não foram criadas por ele, mas que existem, e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos. Assim, sem estas regras, a sociedade não existiria e é por isso que os indivíduos devem obedecer a elas, o que os jovens do texto, na prática do “ficar”, não o fazem, porque tal prática é marcada por comportamentos que aceitam a transitoriedade e a mudança como regra de vida em sociedade.  

Resposta da questão 9:
 [A]

A presente questão é simples, mas interessante. A frase "prever para prover" está relacionada ao positivismo de Auguste Comte. Isso porque faz referência à capacidade de previsão da ciência positiva. Segundo essa visão, a ciência positiva seria capaz de, não somente explicar e prever os fenômenos, mas, também, de dar as diretrizes para a sociedade (e por isso, o prover).  

Resposta da questão 10:
 [E]

O conceito sociológico de “instituição” difere daquele que se utiliza no linguajar corrente. Sociologicamente, as instituições são definidas como estruturas sociais estáveis que apresentam regras definidas e socialmente reconhecidas pela sociedade, apresentando as características de exterioridade, objetividade, autoridade moral e historicidade. Um caso exemplar de instituição social é a linguagem.  

Dissertativas

Resposta da questão 1:
 a) - alteração/mudança na taxa de suicídios.
- provocada por situações sociais (problemas na sociedade).
- externalização da fragilidade moral/ força moral da sociedade.
3 tipos de suicídio:
1. Altruísta: indivíduo valoriza mais a sociedade do que a ele mesmo.
2. Egoísta: há falta de redes de convívio social e de limites sociais para o indivíduo.
3. Anômico: as partes do corpo social não funcionam mais e o indivíduo perde sua referência.


b) Tese central de Durkheim
O suicídio é ... um fato social
(ou) ... um fenômeno social:
 exterior, geral, coercitivo
pode ser explicado pela sociologia , já que as causas estariam na sociedade.

Resposta da questão 2:
 A socialização primária da criança é realmente uma das funções primordiais para a família no seu modelo contemporâneo. Através da instituição familiar e mediante um processo de identificação afetiva, a criança aprende a língua e incorpora a cultura, os valores, os comportamentos aceitos e o seu papel dentro da sociedade. A socialização primária é a etapa mais importante para a constituição do indivíduo social.  Processo de integração social.

Resposta da questão 3:
 Segundo a teoria durkheimiana, existem dois tipos de solidariedade na sociedade: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica. A solidariedade mecânica está presente nas sociedades primitivas, que apresentam baixa divisão do trabalho, consciência coletiva e pouco espaço para o indivíduo, enquanto que a solidariedade orgânica existe em sociedades modernas, de alta divisão do trabalho. As sociedades marcadas pela solidariedade mecânica  diferenciam-se pouco entre si em sentimentos e valores. Já nas sociedades de solidariedade orgânica, a coesão da sociedade se dá pela diferenciação entre os indivíduos (interdependência).  

Resposta da questão 4:
 Pode-se dizer que somente com Durkheim a sociologia ganhou o status de ciência. A partir dele, a sociologia ficou conhecida como a ciência do fato social. Isso porque ele trabalhou a partir de um modelo científico forte na época (o positivismo), desenvolvendo uma metodologia própria (métodos, regras, técnicas) e um campo de análise específico para a sociologia, diferenciando-a da história, da filosofia e da psicologia.
 Isso se verifica especialmente nas obras O suicídio e As regras do método sociológico (sociedade como coisa+ afastar as pré-noções). Além disso, foi Durkheim quem instituiu o curso de sociologia na Universidade francesa, passo esse fundamental para que um campo de análise seja considerado com ciência.  

 Questão 5: As sociedades não europeias eram vistas e entendidas como uma etapa “não civilizada”, ou seja eram inferiores à europeia. Superioridade racial- discurso.
Europa deveria levar o ideal de civilização.
Justificativa para a conquista imperialista: levar o progresso e a civilização.
Relação com:
- Eugenia.
- Etapas do desenvolvimento para Comte.

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