sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Colégio Santa Clara
Aluno: ______________________________ nº____  ano ___ EM 
Professora: Elaine
Atividade de HISTÓRIA - Trimestre

São Paulo, __ de _______ de 2013                                            











Atividade individual / no caderno / para dia 25 de fevereiro / não precisa copiar enunciado/ nas questões de testes, copiar a resposta e não apenas a letra.

ATIVIDADE SEGUNDO ANO ENSINO MÉDIO

1)A submissão de quase todas as ex-colônias ibéricas ao imperialismo inglês do século XIX remonta ao processo de independência. Relacione a proclamação de independência de Cuba com o início da política imperialista e intervencionista dos Estados Unidos da América do Norte.

2) "Tal como o candidato tinha previsto, os socialistas, aliados com o resto dos partidos da esquerda, ganharam as eleições presidenciais. O dia da votação decorreu sem incidentes numa luminosa manhã de setembro (...). Das povoações vizinhas e dos bairros operários saíram para a rua famílias inteiras, pais, filhos, avós, com sua roupa domingueira, caminhando alegremente na direção do centro (...). O alarido das vozes e o baile da rua transformou-se numa alegre e disciplinada comitiva que começou a avançar até as belas avenidas da burguesia. E, então, viu-se o espetáculo inédito da gente do povo, homens com os sapatões da fábrica, mulheres com os filhos nos braços, estudantes em mangas de camisa, passeando tranqüilamente pela zona reservada e preciosa onde muito poucas vezes se tinham aventurado e onde eram estrangeiros".        (Allende, I. A CASA DOS ESPÍRITOS. São Paulo: Difel, 1984, pp. 367-368).
A passagem anterior, extraída do romance da escritora chilena Isabel Allende, recentemente adaptado para o cinema, nos informa sobre as comemorações populares que cercaram a vitória do candidato da Unidade Popular, Salvador Allende, nas eleições presidenciais de 1970.
A respeito do assunto em questão, explique o significado de uma medida adotada por Salvador Allende na execução do seu projeto de governo.

3) "Um conjunto de normas mais ou menos semelhantes se impôs na Argentina após 1976, no Uruguai e no Chile, depois de 1973, na Bolívia quase ininterruptamente, no Peru, de 1968 até 1979, no Equador, de 1971.  (Clóvis Rossi)
Assinale a alternativa que melhor expressa o conjunto de normas de exceção que marcaram a trajetória político-institucional dos países latino-americanos, indicados no texto.

a) Dissolução de partidos e sindicatos, com objetivo de estabelecer uma nova ordem democrática e popular.

b) Domínio político das organizações guerrilheiras.

c) Extinção dos partidos políticos, intervenção nos sindicatos e suspensão das eleições diretas.

d) Política externa alinhada automaticamente à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e ao bloco do Leste.

e) Formação de uma frente parlamentar, para revisão constitucional.

4) Na cronologia indicada adiante é possível identificar uma tendência política na América Latina no início da década de 1960.
1961: EI SALVADOR. Golpe militar depõe o cel. Yanes Urías por ter legalizado o PC.
28/3/1962: ARGENTINA. O presidente Arturo Frondizi (eleito em 1958) é deposto por uma junta militar "porque Permitiu o reflorescimento do peronismo".
Junho de 1962: PERU. Descontentes com o resultado das eleições presidenciais, os militares dão um golpe e elegem o gen.  Ricardo Pérez Godoy.
11/3/1963: EQUADOR. Uma junta militar depõe Carlos Arosemena (eleito em 1961) por ter proferido um discurso contra os Estados Unidos e por "simpatizar com os comunistas".
3/10/1963: HONDURAS. Militares depõem o presidente Ramón Villeda Morales, que chegara ao poder em 1957, também por meio de um golpe militar.

a) Que tendência política era aquela?

b) Qual a participação norte-americana nesse processo?

5) A eleição de Salvador Allende no Chile em 1970 constitui-se num acontecimento específico atípico no panorama geral da América Latina.
Sua política de governo se caracterizava por ser:

a) nacionalista, com exclusão dos membros da Guarda Nacional - bastião de poder no governo anterior.

b) liberal, com livre importação de produtos manufaturados.

c) isolacionista no contexto continental, com pressões militares e econômicas por parte dos Estados Unidos.

d) democrática, com amplo respaldo popular e de grupos esquerdistas cristãos.

e) reformista, com privatização dos bancos estatais e manutenção da reforma agrária iniciada anteriormente.

6) Ao longo das décadas de 70 e 80, deste século, diversos conflitos marcaram a América Latina em sua participação nos acontecimentos recentes do mundo contemporâneo. Sobre esses conflitos, é correto afirmar-se que no(a):

a) Panamá, em 1989, a posse de Manuel Noriega, aliado politicamente aos Estados Unidos, permitiu o cancelamento do acordo firmado anteriormente entre esses países, o qual previa a devolução da "zona do canal" à soberania panamenha.

b) Caribe, as intervenções militares norte-americanas encerram-se com a adoção da política de defesa dos direitos humanos durante a presidência de Jimmy Carter nos Estados Unidos, entre 1977-1980.

c) Chile, a coalizão de forças operárias e camponesas lideradas pelo líder socialista Salvador Allende derrubou, em 1973, o regime militar que há décadas governava o país.

d) Nicarágua, a Revolução Sandinista, em 1979, vitoriosa contra a ditadura de Anastácio Somoza, instituiu um governo de tendência socialista apoiado pelo regime cubano, desestabilizando politicamente a América Central.

e) Argentina, a reconquista das Ilhas Malvinas (Falklands) após a vitória na guerra contra a Inglaterra, em 1982, ampliou a base popular do governo militar, favorecendo sua permanência no poder até os dias atuais.

7) A respeito da história contemporânea do Chile, julgue os itens que se seguem.

(0) Quando presidente, Salvador Allende estatizou várias indústrias e acelerou o processo de reforma agrária, o que deu a seu governo características claramente socialistas.

(1) No início da década de 70, o Chile acolheu vários exilados brasileiros, ideologicamente identificados com a esquerda e perseguidos pela ditadura militar.

(2) O presidente Augusto Pinochet, sucessor de Allende, deu continuidade à política socialista, constituindo-se, além disso, em um dos principais defensores dos direitos humanos na América Latina.

(3) Os Estados Unidos mantiveram-se afastados da política chilena, exceção feita à contribuição da CIA na contenção das forças radicais de direita, no final do governo Allende.

TOTAL – SOMA  ______

8) Em outubro de 1988, assim a revista "Veja" noticiou a rejeição popular chilena ao general Pinochet.
"Os chilenos compareceram às umas na quarta-feira pela primeira vez em quinze anos para se pronunciar sobre duas alternativas: 'sim' cuja vitória permitiria a Pinochet permanecer no poder até 1997, e o 'não' que abre caminho para eleições diretas para presidente em dezembro de 1989. Venceu o 'não' ".

a) Explique de que modo o general Pinochet chegou ao poder no Chile, em 1973.

b) Caracterize o governo do Chile anterior ao do general Pinochet.

9) "Um dos fatos mais importantes destes anos da década de 70 foi, sem dúvida, uma tragédia: a insurreição militar que em 11 de setembro de 1973 derrubou o governo democrático de Salvador Allende e mergulhou o Chile num banho de sangue.       (Eduardo Galeano. "As veias abertas da América Latina".)

Este acontecimento relaciona-se:

a) aos golpes de Estado promovidos pelos militares em países latino-americanos, com apoio dos Estados Unidos, na defesa de seus privilégios econômicos no continente.

b) ao projeto de integração latino-americana promovido pela OEA, que possuía o direito de intervenção nos países onde o governo favorecesse interferências norte-americanas na economia.

c) à política de militarização dos países da América Latina, que visava promover a integração econômica por intermédio da ALALC e impedir a internacionalização socialista de Cuba.

d) à política de direitos humanos dos Estados Unidos, que auxiliava os setores militares latino-americanos a incrementar a indústria nacional e promover reformas sociais nas áreas mais carentes do continente.

e) às ditaduras militares impostas por intermédio de golpes de Estado em países latino-americanos, que visavam impedir a interferência de potências estrangeiras e nacionalizar a economia.

10) Quais as relações entre a criação do Estado do Panamá, a construção do Canal (1904-1914) e os interesses dos Estados Unidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário